segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ilhas do Caribe


Hotspot

O conceito Hotspot foi criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra?
Ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída no planeta, Myers (ecólogo inglês) procurou identificar quais as regiões que concentravam os mais altos níveis de biodiversidade e onde as ações de conservação seriam mais urgentes. Ele chamou essas regiões de
Hotspots.
Hotspot é toda área prioritária para conservação, isto é, de alta biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. É considerada Hotspot uma área com pelo menos 1.500 espécies endêmicas (não são encontradas em nenhum outro local) de plantas e que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegetação original.
Em 1996, o primatólogo norte-americano, Russell Mittermeier, presidente da ONG (organização não governamental) Conservation International, liderou um estudo que aperfeiçoou a teoria inicial de Myers e identificou 17 Hotspots. Três anos depois, com a contribuição de mais de 100 pesquisadores, foi ampliado para 25 o número de Hotspots. Em fevereiro de 2004 a Conservation International ampliou para 34, as regiões consideradas Hotspots.
Segundo a Conservation International (CI) estes habitats naturais encontram-se em apenas a 1,4% da superfície do planeta e concentra-se aí cerca de 60% do patrimônio biológico do mundo no que diz respeito a plantas, aves, mamíferos, répteis e espécies anfíbias.

Tema: ilhas do Caribe

O Caribe ou Caraíbas constitui uma região do continente americano, formada pelo Mar do Caribe, suas ilhas e estados insulares no Mar do Caribe, também chamados de Antilhas ou Índias Ocidentais, nome originado pela crença inicial de que o continente americano fosse na verdade a Índia. Os nascidos nas Ilhas do Caribe são denominados de caribenhos ou oxalés, língua originária das tribos nativas do Caribe.
O Caribe está localizado na placa tectônica do mesmo nome - a Placa Caribeana, que engloba também a parte sul da América Central. Na fronteira desta placa com a Placa Sul-americana, a leste, junto ao Oceano Atlântico, existe uma zona de subducção vulcanicamente ativa, que originou as Pequenas Antilhas.
Localização: Bahamas, Porto Rico, Jamaica, Cuba, República Dominicana, Haiti.
Área original: 229 549 km2
Área atual: 22 955 km2 (10% da cobertura original)
Espécies vegetais e animais endêmicos:
- Espécies vegetais endêmicas 6550- Endêmicas ameaçadas de aves 48
- Endêmicos ameaçados Mamíferos 18
- Endêmicos ameaçados anfíbios 143




Karla Beatriz Silva
Maria Patricia da Silva 

5 comentários: